É provável que poucos tenham lido ou ouvido falar sobre o Cânion Malacara. Ainda que menos conhecido, este é outro belo gigante localizado do Parque Nacional da Serra Geral. O Malacara possui 3,5 km de extensão, 1000 metros de largura e 780 metros de profundidade.

Tropeiros

No entanto, o Cânion Malacara, guarda consigo, ecos de tempos distantes deixados pelos antigos tropeiros. Homens, que no passado, só para exemplificar, conduziam gado, porcos e mulas carregadas de produtos serranos. Os tropeiros desciam cânions, como o Malacara, para negociar, e assim, retornavam com novos produtos e histórias.

Origem do Nome

Conforme o relato dos moradores mais antigos, o nome originou-se do formato de uma pedra localizada em uma de suas paredes. A forma lembra os traços de um cavalo malacara, que independentemente da raça, possui uma listra branca, na parte frontal da cabeça.

Piscinas Naturais

De acordo com a direção dos Parques Nacionais, até o momento, somente caminhada na parte de dentro do cânion está permitida. Ou seja, o turista pode realizar a Trilha da Piscina do Malacara, que é uma versão light da Trilha do Rio do Boi.

 

 

 

 

 


 AGENDAMENTO

As atividades são realizadas diariamente. Porém, para participar, é necessário fazer agendamento.
Entre em contato conosco por: whatsapp, e-mail ou telefone.