O Cânion Fortaleza é considerado um dos atrativos naturais mais exuberantes da região. Ao passo que, juntamente com o seu vizinho, o Cânion Itaimbezinho, está entre os principais pontos turísticos do Estado. Além disso, o Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do Centro de Cambará do Sul. Seu nome se refere ao formato dos rochedos, pois lembram as muralhas de um forte gigante. A vegetação, agarrada às rochas, não apenas apresenta uma tonalidade verde escura, como também, é constituída de folhas de gunnera manicata (urtigão), que chegam a medir 1,5 metro de diâmetro.

Características

  • Extensão: 7,5 km
  • Largura: 2.000 metros
  • Altitude: 1.240 metros

Trilhas

Na parte superior do cânion é possível percorrer duas trilhas. Ou seja, a do Mirante (3,5 km) e da Pedra do Segredo (3,5 km). Como resultado, a caminhada leva, em média, 3 horas de duração. Em contrapartida, quem curte uma caminhada mais longa, a nossa sugestão é a Trilha da Borda Sul. Esta atividade também é realizada no Cânion Fortaleza. Com toda a certeza, trata-se de um passeio bem completo. Além disso, o participante precisa ter preparo físico. O percurso tem 9 km e a caminhada leva, em média, 5 horas de duração.

Importante

O Cânion Fortaleza abre diariamente para a visitação. Sendo assim, é uma excelente opção de passeio nas segundas-feiras quando o Cânion Itaimbezinho encontra-se fechado.

Curiosidade

No Cânion Fortaleza, um dos pontos de visitação mais interessantes, com toda a certeza, é a Pedra do Segredo. Trata-se de um bloco de rocha, de 5 metros de altura, que pesa 30 toneladas. Como resultado, o grande mistério é que a rocha está equilibrada numa base de apenas 50 centímetros.

 


 AGENDAMENTO

As atividades são realizadas diariamente. Porém, para participar, é necessário fazer agendamento.
Entre em contato conosco por: whatsapp, e-mail ou telefone.