Cânion Itaimbezinho  Cânion Itaimbezinho

A pequena Cambará do Sul é o ponto de partida de muitos turistas. Com o intuito de conhecer o famoso Cânion Itaimbezinho, muita gente atravessa o mundo. O atrativo fica localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, a 18 km do Centro da cidade.

A saber, entre os mais de sessenta cânions existentes na região, o Itaimbezinho é o único que possui paredes extremamente retilíneas. De fato, os paredões são tão íngremes, que nos dão a impressão de terem sido cortados a faca. Esta característica que deu originou ao seu nome, em tupi guarani: “ita” significa pedra e “aimbé” quer dizer cortante e afiada.

Características

  • Extensão: 5,8 km
  • Largura: 600 metros
  • Altitude: 720 metros

Trilhas

Na parte superior do cânion é possível percorrer duas trilhas. Ou seja, a do Vértice (2 km) e a Trilha do Cotovelo (6 km). Em outras palavras, o percurso leva, em média, 3 horas de caminhada. Do mesmo modo, na parte de baixo do Itaimbezinho também é possível fazer caminhadas, como a Trilha do Rio do Boi. Atividade que só pode ser realizada com o acompanhamento de um guia. Além disso, o participante precisa ter preparo físico para percorrer 8 km de trilha.

Importante

É necessário ficar atento aos dias de visitação, ou seja, o Cânion Itaimbezinho é aberto de terça a domingo. Sendo assim, nas segundas-feiras, o cânion não pode ser visitado. A alternativa é conhecer o Cânion Fortaleza, que fica aberto diariamente para a visitação.

Curiosidades

  • A região dos cânions também foi o habitat dos índios. Nesse sentido, os primeiros povoadores dos Campos de Cima da Serra.
  • Os cânions Itaimbezinho e Fortaleza já foram cenários de várias novelas e minisséries, como por exemplo, a Casa das Sete Mulheres, produção que fez sucesso através da TV Globo.
  • No passado, os antigos tropeiros utilizaram muitos caminhos na região dos cânions com o propósito de conduzir cavalos, mulas e transportar produtos para serem comercializados.

     


     AGENDAMENTO

    As atividades são realizadas diariamente. Porém, para participar é necessário fazer agendamento.
    Entre em contato (clicando aqui), tire as dúvidas e reserve os passeios.