Antes de mais nada, no que diz respeito à atividade de Caminhada nos Cânions, o leque de opções por aqui é realmente grande. A fim de atender o público iniciante, há passeios tranquilo, com pouco esforço físico e mais contemplativo.

Em contrapartida, existem atividades, que exigem não apenas preparo físico, como também psicológico. Afinal, a Caminhada nos Cânions pode ser uma forma de se conectar com a natureza, de autoconhecimento, como também de superação de limites.

Cânion Itaimbezinho

Inegavelmente, o Cânion Itaimbezinho é o principal motivo da vinda de turistas para a região dos Aparados da Serra. Desse modo, muita gente atravessa o mundo para percorrer as suas trilhas. É, sem dúvida, o cânion mais famoso da região. Localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, o Itaimbezinho possui belos caminhos para serem trilhados. Ou seja, na parte superior, o visitante leva aproximadamente 3 horas para percorrer as duas trilhas. A mais curta é a Trilha do Vértice, com 2 km, e a mais longa é a Trilha do Cotovelo, com 6 km.

  • Dias: Terça-feira a domingo
  • Horário Saída / Chegada: 08h00min / 13h00min ou 14h00min / 19h00min

Trilha do Rio do Boi

Em contraste com a parte superior, que é de nível fácil, o passeio ao Cânion Itaimbezinho, no seu interior, consiste em uma caminhada de 7 horas na chamada Trilha do Rio do Boi. Só para exemplificar, para fazer o trajeto de 8 km, é necessário atravessar dezoito vezes o rio, com água pelo menos até a cintura. A Trilha do Rio do Boi é considerada de nível difícil e exige um ótimo condicionamento físico. Como se trata de uma das atividades mais procuradas na região, a entrada é limitada.

Apenas 132 pessoas, por dia, podem fazer a Trilha do Rio do Boi. Por isso, é importante realizar o agendamento com antecedência, principalmente se a ideia é fazer a atividade em finais de semana ou em feriados. Por certo, ressalta-se ainda que para realizar esta atividade é necessário fazer um deslocamento até a guarita do Rio do Boi. São 55 km de estrada não pavimentada. Por isso, a viagem dura em média 2 horas.

  • Dias: Terça-feira a domingo
  • Horário Saída / Chegada: 08h00min / 19h00min

Cânion Fortaleza

O Cânion Itaimbezinho pode até ser o mais famoso, mas é o Cânion Fortaleza que acaba arrancando suspiros por sua imponência e exuberância natural. Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, as paredes do Fortaleza lembram bastante uma muralha. Para fazer as duas trilhas, parte superior, é necessário percorrer 7 km. São aproximadamente 3 horas de caminhada para conhecer a Trilha do Mirante (3,5 km) e a Trilha da Pedra do Segredo (3,5 km). Em dias claros, como resultado, é possível avistar o mar, o município de Torres, onde está localizada a mais bela praia gaúcha, e também, algumas cidades catarinenses.

  • Dias: Diariamente
  • Horário Saída / Chegada: 08h00min / 13h00min ou 14h00min / 19h00min

Borda Sul do Cânion Fortaleza

Você gosta de trilhas mais longas e já se imagina numa aventura pelos cânions onde poucos já pisaram? Então, a Borda Sul é para você! Esta trilha começou a ser explorada há bem pouco tempo. Dessa forma, a caminhada leva em média 6 horas de duração. O percurso tem 9 km e nele é possível visitar todos os pontos do passeio clássico. No entanto, na Trilha da Borda Sul o visitante tem o privilégio de desbravar novos caminhos e conhecer lugares privilegiados do Cânion Fortaleza.

  • Dias: Diariamente
  • Horário Saída / Chegada: 08h00min / 15h00min

Cânion Malacara

A Trilha da Piscina do Malacara é a versão light da Trilha do Rio do Boi. É ideal para quem procura a experiência de estar dentro de um cânion, mas não está apto a fazer uma travessia tão longa e difícil quanto a do Rio do Boi. A Trilha da Piscina do Malacara tem 4 km de percurso e 3 horas de caminhada. Durante a atividade é necessário atravessar o rio algumas vezes até chegar à piscina natural do Cânion Malacara. Com toda a certeza trata-se de um verdadeiro spa natural.

  • Dias: Diariamente
  • Horário Saída / Chegada: 08h00min / 16h00min

AGENDAMENTO

Para realizar esta e outras atividades é necessário fazer um agendamento.
Entre em contato, tire as dúvidas e faça a sua reserva.

CONTATOS

E-mail: atendimento@canionturismo.com.br
Telefone: (54) 3251-1027
Whatsapp: (54) 98117-1017