Sobre os Destinos

Antes de mais nada, no que diz respeito à atividade de Caminhada nos Cânions, o leque de opções por aqui é realmente grande. A fim de atender o público iniciante, há passeios tranquilos, com pouco esforço físico e mais contemplativos. Em contrapartida, existem atividades, que exigem não apenas preparo físico, como também psicológico. Afinal, a Caminhada nos Cânions pode ser uma forma de se conectar com a natureza, de autoconhecimento, como também de superação de limites.

Cânion Itaimbezinho

Inegavelmente, o Cânion Itaimbezinho é o principal motivo da vinda de turistas para a região dos Aparados da Serra. Desse modo, muita gente atravessa o mundo para percorrer as suas trilhas.

É, sem dúvida, o cânion mais famoso da região. Localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, o Itaimbezinho possui belos caminhos para serem trilhados.

Ou seja, na parte superior, o visitante leva aproximadamente 3 horas para percorrer as duas trilhas. A mais curta é a Trilha do Vértice, com 2 km, e a mais longa é a Trilha do Cotovelo, com 6 km.

Dias: Terça-feira a domingo

Horário Saída / Chegada: Das 08h00min às 13h00min ou das 14h00min às 19h00min

Cânion Itaimbezinho Trilha Rio do Boi

Em contraste com a parte superior, que é de nível fácil, o passeio ao Cânion Itaimbezinho, no seu interior, consiste em uma caminhada de 7 horas na chamada Trilha do Rio do Boi. Só para exemplificar, para fazer o trajeto de 8 km, é necessário atravessar vinte vezes o rio, com água as vezes até a cintura, em algumas travessias. A Trilha do Rio do Boi é considerada de nível difícil e exige um ótimo condicionamento físico. 

A Trilha tem capacidade de 132 pessoas por dia . Por isso, é importante realizar o agendamento prévio, principalmente em datas movimentadas. Por certo, ressalta-se ainda que para realizar esta atividade é necessário fazer um deslocamento até a guarita do Rio do Boi. São 55 km de estrada não pavimentada. Por isso, a viagem dura em média 2 horas.

Dias: Terça-feira a domingo

Horário Saída / Chegada: Das 08h00min às 19h00min

Cânion Fortaleza

O Cânion Itaimbezinho pode até ser o mais famoso, mas é o Cânion Fortaleza que acaba arrancando suspiros por sua imponência e exuberância natural. Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, as paredes do Fortaleza lembram bastante uma muralha. Para fazer as duas trilhas, parte superior, é necessário percorrer 7 km.

São aproximadamente 3 horas de caminhada para conhecer a Trilha do Mirante (3,5 km) e a Trilha da Pedra do Segredo (3,5 km). Em dias claros, como resultado, é possível avistar o mar, o município de Torres, onde está localizada a mais bela praia gaúcha, e também, algumas cidades catarinenses.

Atualmente conta com a tirolesa mais alta da América Latina!Com 720m de extensão, a tirolesa inicia a 1.092m de altitude e chega em seu final a 800m. Proporciona um visual espetacular e alucinante de um outro ângulo do cânion, percorrendo numa velocidade média de 30km/h. Pode ser feita por três pessoas simultaneamente. 

Dias: Quarta-feira a Segunda-feira

Horário Saída / Chegada: Das 08h00min às 13h00min ou das 14h00min às 19h00min

Borda Sul do Cânion Fortaleza

Você gosta de trilhas mais longas e já se imagina numa aventura pelos cânions onde poucos já pisaram? Então, a Borda Sul é para você! Dessa forma, a caminhada leva em média 5 horas de duração. O percurso tem 11 km e nele é possível visitar todos os pontos do passeio clássico. No entanto, na Trilha da Borda Sul o visitante tem o privilégio de desbravar novos caminhos e conhecer lugares privilegiados do Cânion Fortaleza.

Dias: Quarta-feira a Segunda-feira

Horário Saída / Chegada: Das 08h00min às 15h00min

Trilha do Tigre Preto

Para que também tem curiosidade, também é possível percorrer o interior do Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, localizado no munícipio de Jacinto Machado (SC), a trilha consiste em uma caminhada de aproximadamente 7h, percorrendo 10km em leito do rio, com pedras de tamanhos variados e água, em alguns pontos, variando do joelho a cintura indo até o poço do beija-flor, voltando por trilhas em meio à Mata Atlântica por estradas antigas com subidas, descidas e lama em alguns pontos. Está trilha é considerada de nível difícil e exige um ótimo condicionamento físico. O deslocamento de 70km até a comunidade de Tigre Preto, se dá em estrada não pavimentada, em aproximadamente 2h30min.

Dias: Quarta-feira a Segunda-feira

Horário Saída / Chegada: Das 08h00min às 15h00min

Cânion Malacara

A Trilha da Piscina do Malacara é a versão light da Trilha do Rio do Boi. É ideal para quem procura a experiência de estar dentro de um cânion, mas não está apto a fazer uma travessia tão longa e difícil quanto a do Rio do Boi. Por conta do distanciamento social apenas 60 pessoas, por dia, podem fazer a Trilha da Piscina do Malacara. Por isso, salientamos também a importância de realizar o agendamento prévio. A Trilha da Piscina do Malacara tem 4 km de percurso e 3 horas de caminhada. Durante a atividade é necessário atravessar o rio algumas vezes até chegar à piscina natural do Cânion Malacara. Com toda a certeza trata-se de um verdadeiro spa natural.

Dias: Quarta-feira a Segunda-feira

Horário Saída / Chegada: Das 08h00min às 16h00min

 


 AGENDAMENTO

As atividades são realizadas diariamente. Porém, para participar, é necessário fazer agendamento.
Entre em contato conosco por: whatsapp, e-mail ou telefone.