A travessia do cânion é realizada em três dias de caminhada de longo curso com duas noites de acampamento, em meio a lugares inóspitos e de grande beleza, totalizando um percurso de 30km de extensão.

No primeiro dia são 12km em aproximadamente 6hs na Trilha do Cânion Josafaz, passando por bordas de cânion, campos de altitude, matas de araucária, turfeiras, morros e arroios até o local do primeiro acampamento no município de Três Forquilhas.

No segundo dia, caminhada de 9km descendo a Serra do Cânion Josafaz, com percurso em campos de altitude, matas de araucária, turfeiras, morros, travessias de arroios, taquaral, mata atlântica, encosta de cânion e travessia de rio, em aproximadamente 6hs, com término no local do segundo acampamento no município de Praia Grande-SC.

No terceiro dia, caminhada de 9km na Trilha de São Roque, passando por mata atlântica, encosta de cânion e travessia de rio, em aproximadamente 5h, com término na Comunidade de São Roque, em Praia Grande-SC.

Na duas noites de acampamento, todo o equipamento estará à espera dos trilheiros e a alimentação é inacreditável: no meio do nada, surgem pratos especiais, saborosos.

Horário Saída/Chegada: 08hs às 17hs (caminhada) e à noite, acampamento – diariamente.