A história se faz presente não apenas no nome de São José dos Ausentes, cidade vizinha de Cambará do Sul, distante 55 km. Conforme os historiadores, foi nesta terra, que durante o século XVIII, por duas vezes, proprietários de grandes sesmarias morreram. Como não haviam herdeiros, as terras foram levadas a “juízo de ausentes”. Ou seja, não havendo reclamantes, os campos foram sendo arrematados.

Caminho dos Tropeiros

O desenvolvimento chegou a São José dos Ausentes primeiramente em decorrência do Caminho dos Tropeiros. Esta era uma rota que ligava principalmente o Sul do Brasil a Minas Gerais, tropeando mulas de cargas.

As marcas deste tempo ainda podem ser vistas pelos Campos de Cima da Serra. Surpreendentemente, longos e majestosos caminhos, feitos de mangueirões e de taipas de pedras, estão de pé para comprovar esta parte da história.

Atrativos

O forte contraste entre a altitude da serra e do litoral, devido a dezenas de quilômetros de cânions, proporciona sobretudo locais de rara beleza.

Nesse sentido, entre os principais atrativos, estão o Cânion Monte Negro, o Cachoeirão dos Rodrigues e o Desnível dos Rios.

Clima

Carinhosamente chamada de Ausentes, a cidade é a mais alta e também a mais fria do Rio Grande do Sul. No inverno, é comum o registro de temperaturas negativas, de fortes geadas e também de nevascas.

A saber, mesmo no verão, podem ocorrer temperaturas mais baixas. Então, ao visitar a cidade é sempre aconselhável levar agasalhos. A temperatura média anual, de São José dos Ausentes, é de cerca de 14ºC.

Povo hospitaleiro

Além disso, nas épocas geladas os telhados, as cercas e os campos, ficam cobertos pelo branco das geadas formando belas imagens.

Embora a cidade seja fria é importante ressaltar o calor do povo ausentino, que é hospitaleiro e muitíssimo acolhedor.


AGENDAMENTO

Para realizar esta e outras atividades é necessário fazer um agendamento.
Entre em contato, tire as dúvidas e faça a sua reserva.

CONTATOS

E-mail: atendimento@canionturismo.com.br
Telefone: (54) 3251-1027
Whatsapp: (54) 98117-1017